top of page

Por Lindinha16can e Murilo Matos



Bom, eu como muita gente já estava um pouco cansada, e na expectativa de algo novo nesta área de games. Desde o lançamento do Kinect para Xbox no segundo semestre de 2011 o mercado tem estado um pouco estagnado.

Como sempre a Nintendo salta na frente lançando o seu novo console Nintendo Wii U ainda este ano, ou melhor em novembro deste ano, e pelo que vi a grande sensação promete ser o seu mais novo controle o Wii U GamePad.

Exclusivo:  Depois de muito tempo sem novidades, Eis o Wii U!

Das muitas coisas que li sobre este novo controle, ele faz práticamente quase tudo menos café... brincadeiras à parte a frase que acabei de dizer descreve bem o novo Pad da nintendo, não literalmente claro mas no sentido figurado com certeza. Ali, você encontrará todo um mundo novo no aspecto interação com os jogos e com o ambiente.



Comecemos pelo príncipio e paremos no final. Uma das coisas mais legais que achei é a interação entre o Pad e o console ou seja a possíbilidade de você passar o jogo da telona para sua telinha LCD, que de passagem possuí 6,2 polegadas, aspecto ratio de 16:9 tudo isso com a tecnologia touchscreen além de front face câmera e alto falantes integrados entre outros.

O Pad pode ser usados de várias maneiras em game, como um inventário prático no qual você percorre os itens e o maneja com as pontas dos dedos, mapa interativo que não ocupará espaço na sua telona, uma mira 360 com uma sniper entre várias outras possibilidades.

Aqui já um detalhe a se considerar, apesar dessa inovação proposta pelo console nem todas essas funções estarão dísponiveis para todos os jogos. O que me deixa um pouco aprensiva com relação a esta nova tecnologia proposta pela nintendo são os títulos que seguirão esta linha. No momento jogos estão sendo feitos especificamentes para atender essa nova característica do Wii U mas o que acontecerá no futuro com as novas sequências de jogos que já estão no mercado e que gostariamos que estas funções fossem implementadas? Nos frustaremos tendo que voltar para o Wii controller e jogar como se fosse qualquer outro console? Afinal do que adianta algo tão moderno que só vai servir para juntar poeira na estante.



Lembrando que esta última consideração acima, servirá apenas para aqueles que usam o console exclusivamente para games, pois para qualquer um outro que ame uma interatividade online ele cairá como uma luva. O Wii U GamePad, servirá como um browser para todos os conteúdos online como o Nintendo Tvii por exemplo que te permitirá assistir vídeos direto na telinha ou quando conectado a Tv servirá como um controle te permitindo navegar por vários conteúdos sem precisar interromper o seu programa.

O Pad também dará ao usuário a possibilidade do Video Chat devido a sua câmera e microfone integrados, como já existente em outros consoles. Este recurso te permitirá conversar ao vivo com outros jogadores que também possuam o Wii U GamePad.



Bom com tudo isso em mente passemos as considerações, quando vi o console a primeira vez o considerei um Wii normal, modificou-se um pouco seu design, agora mais arredondado sensor mais fino, formato compacto, mas no final muito parecido com sua versão anterior. O nunchunk e o Wii remote não mudaram, porém dois novos acessórios ficaram bem remarcados o Wii U Pro Controler e o Wii U GamePad.

Bom o Pro Controller me lembrou uma cópia idêntica do controle do Xbox principalmente a versão na cor preta, exceto pelo Sticker direito que inverte lugar com os botões de comando, aqui apenas um parentese antes de continuarmos - temos que dar créditos à Xbox que conseguiru fazer um ótimo controle, voltando ao Pro, este para mim vem como um positivo e negativo ao mesmo tempo. Positivo pois ficará mais fácil jogar com este controle do que com o Wii remote e negativo por ser mais um acessório pra comprar já que ele não compõe o set do Wii U.

Um novo controle

O mais impressivo a perder de distância é o inovador Wii U GamePad, que ja falamos acima, que vem como uma experiência nova para os gamers com suas várias funções seja interagindo com o console ou com os jogos. O que me intimidou um pouco a princípio foi o tamanho dele e como seria jogar com aquela “coisona”.

Bom me supreendi com a leveza do controle, apesar do seu tamanho ele pesa cerca de 400 gramas e depois de uns cinco minutos você é capaz de manejá-lo perfeitamente. Claro que eu fiquei maravilhada com a facilidade que era manusear os itens no touchscreen, imaginei a maravilha que seria usando este recurso para fazer classes de armas em jogos FPS por exemplo. Os gráficos de modo geral melhoraram porem ainda deixam a desejar comparado ao que se espera de um novo console nesse sentido. O bom «folks» é que agora o Wii possui HDMI o que não ocorria no console anterior.

Posso dizer que no geral gostei da experiencia do Nintendo Wii U, mas dai veio a duvida será que eu gastaria dinheiro para comprar este console? De principio eu diria não, até eu ver o preço proposto pela empresa pelo set, aqui no Canada uma pechincha de $299 pelo Set simples e $349 o Delux, eu quase cai para trás, o que no resumo explica a grande alta na pré-venda do console em muitos lugares do Mundo.

No Brasil, o mesmo aparelho varia entre R$1500 e R$1600, praticamente o dobro do equivalente aqui, mas mesmo assim ainda encontrei locais em que as vendas estavam esgotadas.

A estratégia da empresa, é vender o maior número de consoles possíveis fazendo com que mais e mais pessoas conheçam e se apaixonem pelo Wii U, o que não seria tão difícil se ela investisse em títulos mais ‘Hardcores’nao que eu não seja apaixonada pelo gordinho bigodudo de macacão vermelho ou Zeldamas também gostaria de poder jogar títulos mais ‘adultos’ com qualidade no que toca a experiencia de jogo.

Ao que parece alguns títulos já foram confirmados para e prometem para o Wii U como o BlackOps e Assassin's Creed III por exemplo o que começa nos dando aquela esperançazinha de que este console pode ser um excelente investimento no quesito diversão



Precipitada ou não, em lançar um novo console quando Sony e Xbox prometem o lançamento dos seus para os próximos dois anos, a nintendo nos promete uma nova experiencia, e ao menos a mim, a curiosidade de saber o quão longe ela pode me levar surgiu e quem sou eu para duvidar de uma empresa que vendeu mais consoles que a Sony e a Microsoft? Entao que venha o Wii U.

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
bottom of page