top of page

Por BGamer, publicado em 4 de Janeiro de 2013

A Sony Computer Entertainment registrou uma nova patente de uma tecnologia que consiste num sistema de atribuição de uma "tag" às cópias de jogo.

Através da análise de informação, permite saber se os jogos já foram utilizados em outro console ou associados a diferentes contas de utilizadores.
Inicialmente descoberta pelo NeoGAF, a patente permite o bloqueio dos jogos antes de estes entrarem em funcionamento caso as informações contidas na "tag" não cumpram aquilo que a Sony chama de "termos de utilização".


Se esta tecnologia for implementada, para que determinada cópia possa funcionar, a ID do jogo e a ID do utilizador terão que coincidir. De acordo com o site CVG, esta patente poderá ser uma tentativa da Sony para suprimir a venda de jogos em segunda mão, uma vez que a tecnologia poderá, potencialmente, bloquear os títulos que sejam comprados desta forma.



Ainda de acordo com o site, o registo desta patente é consistente com os rumores, publicados pela revista PSM3, que indicam que o novo console da Sony poderá ter um sistema de bloqueio de jogos usados.



Sony procura bloquear jogos usados

Apesar de o CEO da Sony Computer Entertainment America, Jack Tretton, ter afirmado a sua posição contra a implementação deste tipo de tecnologia, a decisão final ficará a cargo da Sony Japão.


Funcionários de vários estúdios, incluindo a Crytek e a DICE já revelaram que se encontram recetivos a este tipo de mudança. Contudo, e ainda de acordo com o CVG, o registro desta patente não garante que a Sony decida implementar este tipo de bloqueio.


Acham que o novo PlayStation poderá ter esta tecnologia? O que pensam deste assunto: será o combate à venda de jogos em segunda mão uma boa opção ou, pelo contrário, uma decisão “anti-consumidor”?

 

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
bottom of page