


Pro Evolution Soccer 13
Por BGamer
Pro Evolution Soccer 2013 é a nova edição do já familiar PES e, tal como os jogos da série concorrente, é afetado por este dilema.
A presença de uma evolução real pode ficar limitada ao título, pelo menos até novo salto tecnológico significativo que permita subir ao patamar seguinte, mas uma coisa deverá ficar, desde já, perfeitamente clara: PES 2013 é, como já eram os seus antecessores, um jogo de futebol altamente recomendável para os apreciadores e que vem com a garantia praticamente inabalável de satisfazer quem apenas pretende um título que permita saborear a emoção de uma partida sem precisar de calçar chuteiras e sem correr o risco de sofrer uma entrada violenta de um defesa central. Para quem pretende algo mais, restam os pormenores, Não se poderá dizer que sejam muitas as inovações introduzidas pela Konami, mas estão presentes e fazem de PES 2013 um jogo vagamente superior à edição do ano passado em termos de fidelidade ao futebol real e à forma como é jogado por jogadores de carne e osso.
A inteligência artificial dos adversários foi melhorada e as equipes comportam-se mais como equipes reais.

A defesa também foi melhorada e passa a fazer-se mais com pressão sobre o jogador que possui a bola e com intercepções no momento certo (perceber qual é o momento certo exige prática), retirando aos mais apressados aquele incentivo inevitável para fazer uma entrada de carrinho e arriscar falta ou punição disciplinar.
Esses mesmos jogadores apressados deverão entrar no jogo devidamente precavidos. Os movimentos possíveis ao futebolista controlado são extensos, criativos e quase sempre fiéis aos movimentos reais (ou mesmo aos movimentos caraterísticos de uma estrela específica), mas exigem dedicação numa aprendizagem bastante longa. Todos os botões, movimentos e combinações dos primeiros com os segundos são usados de forma exaustiva para possibilitar esta liberdade e para permitir, sem grandes exageros, não apenas que se faça exatamente a manobra que se quer fazer num dado momento, mas também que a bola seja colocada num chute preciso e que os companheiros de equipe se posicionem da melhor forma para construir a jogada.
Vale a pena?
Sim. A Konami não implantou grandes inovações mas o jogo consegue ser melhor que seu antecessor, animações mais fluídas e campeonatos brasileiros presentes no título fazem deste um jogo indispensável para quem é aficionado por futebol.
E você, o que achou do jogo?
Dê sua opinião abaixo e compartilhe conosco sua experiência!


APROVADO
- Gráficos
- Times Brasileiros
- Narração
REPROVADO
- Pouca Evolução em comparação com o jogo anterior
- IA Fraca
NOTA
8,5