

Far Cry 3

Nossos usuários votaram e com 46.7% dos votos, Far Cry 3 foi eleito o melhor jogo de 2012 em nosso site!
Completo com insanidade, um enorme e rico mundo aberto e algumas das melhores mecânicas já vistas na primeira pessoa, Far Cry 3 assume-se como um dos melhores jogos do ano passado.
Depois de uma viagem desapontante pelas savanas da África no segundo capítulo do jogo, Far Cry volta a concentrar-se numa ilha paradisíaca, com novas personagens e protagonista. O conceito do jogo mantém-se, assumindo-se como um misto de ação na primeira pessoa num vasto mundo aberto.
A diferença, porém, é que Far Cry 3 atinge esse objetivo com uma eficácia acrescida e consegue ir um pouco mais além, relatando uma narrativa intensa e imprevisível.
Tudo começa com uma viagem entre amigos, que acaba da pior maneira quando são raptados por piratas ao visitarem uma ilha apagada dos mapas.
Quase de imediato, o protagonista Jason Brody escapa do seu cativeiro, contando com a ajuda de alguns nativos para tentar enfrentar o insano líder dos piratas, Vaas Montenegro, e resgatar os amigos e a namorada. Este é contudo o início de uma aventura que vai desafiar Jason enquanto pessoa e levá-lo aos limites da sanidade, numa das melhores viagens e transformações que vimos este ano.
Algumas personagens de Far Cry 3, e em particular Vaas, prometeram bastante nos vídeos apresentados durante o desenvolvimento do jogo, mas a sua prestação fica muito aquém do esperado. Vale à narrativa que Jason Brody revelou ser um protagonista bem mais interessante do que se previa de início e existem de fato alguns momentos geniais na história. Até podem contar com uma das escolhas mais difíceis que terão de fazer num jogo.

Em relação à narrativa convém também referir que as 38 missões que terão de completar para terminar a história são, na sua maioria, de grande qualidade. Vão fugir de hotéis em chamas, invadir navios de guerra à pilha com inimigos, disparar metralhadoras de helicópteros (mas não conduzem nenhum) e explorar templos antigos, em momentos que lembram Uncharted.
Fora muitas outras surpresas que não vamos estragar.
Confira nossa galeria de fotos abaixo com imagens do jogo:






















Mas o melhor de Far Cry 3 é a jogabilidade.
Primeiro, o mais básico – a ação na primeira pessoa. Os controles, com mouse e teclado ou os comandos dos consoles, está soberbo. O peso das armas, o impacto dos disparos e a reação dos inimigos é extremamente satisfatória.
Depois, o arsenal bélico delicioso que Jason tem ao seu dispor. Ao jogarem e ao cumprirem objetivos vão desbloqueando armas que podem comprar (ou receber de brinde, se forem libertando as torres de comunicação). Podem escolher entre uma vasta lista que inclui vários tipos de pistolas, metralhadoras, caçadeiras, espingardas, mini-guns, lança-mísseis, lança-chamas e muito mais.
Até podem ter um arco e flecha! Mas ainda não acabamos. Podem equipar as armas com um ou dois acessórios, desde maiores carregadores para as munições a silenciadores ou miras especiais. E até podem escolher vários padrões de cores para cada uma!
Far Cry 3 chegou ao Xbox 360, Playstation 3 e PC no dia 4 de dezembro de 2012.

